A REAL CASA DE FUNDIÇÃO DO SERRO

Lingote com escudo da Casa de Fundição do Serro Frio. 
A Casa de Fundição da Vila do Príncipe (hoje Serro) funcionou no bairro da Praia, onde se encontra localizada a Santa Casa. Ficava ao seu lado inicialmente também o Senado da Câmara, a Intendência e a Casa dos Ouvidores da Comarca do Serro Frio. Era um conjunto de casas que compôs o primeiro centro político e administrativo da cidade, bem em frente à área de garimpo do córrego "Quatro Vinténs", onde foi achado o primeiro ouro da região.

As Casas de Fundição do Ouro foram criadas em Minas Gerais a partir de 1725, com o objetivo de fundir o ouro extraído, separar o imposto do "quinto" devido à coroa portuguesa e tentar evitar o contrabando do precioso metal. Extintas em 1735, foram novamente criadas em 1751.

Cidades que sediaram Casas de Fundição em Minas.
Vários foram os Ouvidores e Fundidores que se encarregaram da tarefa de administrar a Casa de Fundição do Serro. Dentre os Fundidores, atividade que demandava conhecimento técnico para o manuseio do ouro, estão Manuel Vieira Otoni (patriarca da família Otoni) e Antônio de Ávila Bitencourt (ver suas iniciais na foto do lingote).

Recentemente, foram redescobertas várias barras de ouro fundidas nesta Casa. Apesar de raras, estão catalogadas por pesquisadores e colecionadores, em vários países diferentes, 21 barras de ouro do Serro Frio, do período de 1809 a 1832. No Brasil, 3 exemplares se encontram no Banco Central.

Curiosamente, a Casa de Fundição do Serro foi a última a se fechar no país, em 1832. 

Santa Casa e sua capela, no local onde funcionou a antiga Casa de Fundição do Serro.