O ESPETÁCULO DAS ÁGUAS: cachoeiras, rios e cascatas

.
O ROTEIRO DAS ÁGUAS
.
O município é salpicado por rios, riachos e mais de 100 cachoeiras. Quem se habilita?
.
- Rio Jequitinhonha - o “rio mais rico do mundo”

Rio Jequitinhonha, no Serro. (Foto: Tiago Geisler, face, 2012)
O Jequitinhonha nasce num filete de água, na Pedra Redonda, a 12 Km da cidade. Mas suas águas limpas e cristalinas ganham volume rapidamente, quebrando o silêncio da paisagem. Até sua foz, na cidade de Belmonte, no sul da Bahia, ele corre por 1.100 Km, “alimentando homens e cantigas, almas e bichos, árvores e sonhos. No seu corpo líquido ainda teima em transportar garimpeiros, canoeiros, lavadeiras. Todo tipo de seres que convivem na sua transparente solidão”.
Sua importância histórica é imensa. No século XVI, com a divisão do Brasil em dois governos (entre 1572 e 1576) o Rio Jequitinhonha (então Rio Grande) se torna o marco divisor dos dois. É também o rio de onde mais brotou riquezas (em forma de diamantes e de ouro) na história do país. Hoje, o maior desafio da região é conservar este tesouro da natureza, já tão degradado na quase totalidade de sua extensão. Mas, enquanto isto não acontece, ainda é possível curti-lo livre de poluição, nas proximidades da nascente, no trecho que vai da Pedra Redonda a São Gonçalo, passando pelo Baú e por Milho Verde.
Em 1987, durante o FESTIVALE, uma grande conquista da população: a Prefeitura do Serro baixou o Decreto N.º 349/87, declarando de preservação permanente toda a área da nascente do Rio Jequitinhonha.
.
- Cascata do Moinho de Esteira
Fica a 20 Km da cidade, à beira da BR-259, que liga Serro/Diamantina. É um conjunto de quedas, com águas que rolam cristalinas pelas pedras inclinadas, formando seguidos poços, próprios para o banho. Depois da última queda, as águas se perdem por entre fendas nas pedras, próximo às nascentes do Rio Jequitinhonha.
.
- Cascatinha

Cascatinha. (Foto: RSaba, face, 2012)
Uma das áreas mais procuradas para banhos de cachoeira. Fica a 5 Km da cidade, pela estrada Serro/Diamantina, próxima à Várzea do Rio do Peixe. É um conjunto de pequenas quedas d’água que formam uma sequência de poços cristalinos.
.
- Cachoeira do Malheiros

Cachoeira do Malheiros
A 8 Km da cidade, pela MG-010 que liga Serro/Conceição do Mato Dentro/Serra do Cipó. A água corre subterrânea por um trecho, saindo a seguir de uma surpreendente abertura na rocha. Neste percurso, apresenta maravilhosas crateras de pedras e cavernas ainda inexploradas, além da vegetação característica da região, barulhentos casais de maritacas, amplo gramado verde e poço para banho. Depois de uma divertida caminhada de 1 Km rio acima, entre árvores, passagens íngremes, pedras e cipós, é possível também curtir outra linda queda d’água. Fica próxima à famosa Pedra Redonda, elevação de rara beleza, onde nasce o Rio Jequitinhonha.
.
- Várzea do Rio do Peixe

Várzea. (Foto: Nanza Melo)
Fica a 5 Km da cidade, à beira da BR-259 (estrada Serro/Diamantina), pertinho do aeroporto. Local notável pela paisagem, composta pelo Rio do Peixe, cachoeiras próximas, campos verdes, morros e a linda vista da Serra do Condado e do Pico do Itambé. Tem serviço de bar e restaurante (Bares Lanterninha e Beira Rio).
.
- Cachoeira de Três Barras

Poção de Três Barras (Foto: Hudson Melo, face, 2014)
Linda cachoeira localizada no povoado de Três Barras, com uma pequena praia de areias muito finas e brancas. Está bem nos limites da APA das Águas Vertentes. Local : Povoado de Três Barras, às margens da rodovia que liga o Serro a Milho Verde (antiga Estrada Real), a 15 Km do Serro.

- Cachoeira da Pedra Lisa
Cachoeira da Pedra Lisa (Foto: Direto do Serro, face, 2015)

Fica a 6 km da cidade, tem um belo poço para nadar e uma vista privilegiada da Pedra Lisa. Local: Distrito de Dep. Augusto Clementino (Mato Grosso).
.
- Cascata do Carioca
Riacho com lindas praias de areias muito brancas e pequenas quedas d’água. Local : Distrito de Pedro Lessa, às margens da rodovia BR-259, a 25 Km do Serro.
.
- Cachoeira do Coqueiro - Capivari

Cachoeira do Coqueiro (Foto: Nanza Melo, face, 2012)
Cachoeira próxima ao povoado de Capivari, com bonita queda.

- Cachoeira do Tempo Perdido - Capivari
Cachoeira do Tempo Perdido (Foto, Tiago Geisler, face, 2014)
Você não vai considerar perda de tempo conhecer esta cachoeira, escondida no meio da mata, mas cheia de atrativos, para quem aprecia as águas e a natureza. É necessário apenas fazer uma caminhada de 2 km, em meio a trilhas, com uma vista deslumbrante da vegetação rupestre e do Pico do Itambé. Local: Povoado de Capivari. 
 Não.
- Cachoeira do Comércio - São Gonçalo

Cachoeira do Comércio
Apresenta uma queda de aprox. 15 metros de altura, com água transparente e poço para banho na parte superior da cachoeira. Do alto, uma linda vista panorâmica das serras. Local: dentro do distrito de São Gonçalo.
.
- Cachoeira Grota Seca
Cachoeira da Grota Seca (Foto: André Pizarro, face, 2011)

Possui um bom volume de água, com cerca de 30 quedas d’água e um grande trecho de rio, cercados por uma densa vegetação de cerrado. Local: Distrito de São Gonçalo.
.
- Cachoeira do Pacu
Queda de 7 metros de altura, com rio de águas cristalinas, próprias para o banho, cercados por vegetação densa, com árvores de grande porte. Local: Distr. de São Gonçalo.
.
- Cachoeiras do Lageado
Cachoeira do Lageado (Foto: Aislan Fonseca, face, 2013)

Composta por vários saltos que se sucedem, formando pequenas piscinas de água cristalina, próprias para o banho. Estão inseridos numa magnífica paisagem, com ampla e variada vista de matas do cerrado, flores silvestres, colinas, pedras e do Pico do Itambé. Local: Distr. de Milho Verde.
.
- Cachoeira do Carijó
Uma das atrações de Milho Verde, que atrai os turistas nos finais de semana e feriados, em busca de águas cristalinas, paz e muito sossego. Local amplo e aberto, apresentando uma linda queda d’água de aprox. 5 metros de altura, com poço próprio para banhos. Local: Distr. de Milho Verde.
.
- Cachoeira do Moinho
Cachoeira do Moinho (Foto: Serro MG, face 2014)

Possui diversas cascatas e quedas d’água de aproximadamente 15 metros de altura, com águas límpidas e um amplo poço para banho. É frequentada durante todo o ano e tem alguns moinhos típicos ao longo do curso d’água. Local: Distr. de Milho Verde.
.
- Cachoeira do Piolho
Apresenta uma grande queda, com altura calculada em 17 metros, com água transparente. A vegetação circundante é de mata, com muitas árvores de porte. Local: Distr. de Milho Verde.
.
.
.
“Rio de Peixe, meu rio,
lavaste-me da aflição,
Conserva minh’alma no cio
da vida em recriação.”
.
“Jequitinhonha, Jequitinhonha,
corres, leve e manso,
Leva de mim essa inconha,
me livra de todo ranso.”
(Fábio Madureira, do poema “Rodovida BH-Serro”)
.

Rios do Serro/MG - Mapa
.
Fonte: "GUIA DO SERRO"
Foto: Cachoeira de Capivari.
.
.
• "GUIA DO SERRO" em livro:
Se você quer ter as as informações deste site em livro, pode pedir o "GUIA DO SERRO". É só clicar no link: GUIA DO SERRO em livro
.
• VEJA MUITO MAIS COISAS SOBRE O SERRO NA PÁGINA INICIAL DESTE SITE: GUIA DO SERRO
.
.
.
A NATUREZA, A ARQUITETURA E OS BENS CULTURAIS DO SERRO TAMBÉM SÃO SEUS. AJUDE A PRESERVÁ-LOS.
.
.