MUSEU REGIONAL CASA DOS OTONI


Horário de funcionamento:

  • De terça a sábado - de 10 às 18h
  • Domingo - de 8 às 12h
  • Feriados - mesmos horários acima


O Museu Regional Casa dos Otoni é um órgão federal (IBRAM) e tem sua sede numa antiga moradia em estilo colonial do século XVIII, na cidade do Serro. O belo imóvel foi tombado em 1950, conforme o Livro do Tombo n° 270, fl. 46.

O museu permite que os visitantes se sintam em uma moradia típica da antiga capitania de Minas Gerais. Possui um interessante acervo de móveis e objetos, reproduzindo os ambientes de sala, varanda, escritório, quartos e cozinha. Tem também bonitas peças sacras, com imagens, oratórios e obras artísticas de antigas igrejas locais.

Por fim, o jardim externo proporciona uma paisagem de beleza e tranquilidade, com plantas ornamentais, águas e uma magnífica obra do artista serrano Mestre Valentim. A "Ave Pernalta" ou "Garça da Fonte dos Amores" é a única obra de Valentim (réplica) atualmente em exposição no estado de Minas.

Além da arquitetura e do acervo, a casa guarda muita história. Lá morou a família Otoni, de origem italiana, a partir do século XVIII. Vários de seus membros se tornaram personagens da vida nacional, como  José Elói, Jorge, Cristiano e Teófilo Otoni. Eles participaram ativamente da política, economia e cultura do Brasil, na época colonial e do império, com contribuições para a literatura, a independência, a democracia e a fundação da república.

Localização: Pça. Cristiano Otoni, bairro da Praia.

Fonte: Guia do Serro



História da Casa e do Museu

Segundo memorialistas locais, a história do prédio em que o MRCO se localiza remonta a fins do século XVIII, quando foi construído para servir de residência ao procurador do Senado da Câmara e sua esposa. A transferência da casa para a família Ottoni, embora não seja documentada, deve ter ocorrido, provavelmente, ainda no século XVIII ou no início do século XIX.

Além de residência, antes de abrigar o museu, na edificação funcionaram outras instituições, como: um asilo de órfãos e liceu (1911), Patronato Agrícola Casa dos Ottoni (1918) e uma maternidade administrada pela Santa Casa de Caridade (1934).

Fontes orais identificam a criação do museu durante a década de 1940, sendo que nos anos 60 e 70 a Casa dos Ottoni já teria um funcionamento, ainda que informal, sendo aberta pelo Sr. José Olímpio de Moura, conhecido na cidade do Serro como Seu Olímpio.

Em 17 de outubro de 1984, foi assinado um convênio entre a Fundação Nacional Pró-Memória, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal do Serro e a Arquidiocese de Diamantina que visava implantar o Museu do Serro, cuja proposta era composta por três módulos a serem instalados na Igreja de Bom Jesus do Matosinhos, na Chácara do Barão e na Casa dos Ottoni.

Segundo o documento, a Casa dos Ottoni abrigaria um museu regional e teria exposto o acervo que já se encontrava no prédio. Para tanto, a edificação foi novamente restaurada.

Ao Museu Regional Casa dos Ottoni foi atribuída a missão de preservação, pesquisa e divulgação do passado histórico e cultural do Serro e da família Ottoni, dedicando-se também a discutir o que possa se relacionar, nesse contexto, aos mais diversos aspectos da cultura atual.

Fonte: @culturaminas (Instagram)


Sala de estar do Museu. Foto: Everaldo Alvarenga

"Andor de S. Francisco com o Papa". Foto: Raul Lisboa






"Ave Pernalta", de Mestre Valentim



Pintura da casa, por Albert Schirmer (1873)




• Se você quer ter mais informações sobre o Serro, pode adquirir o livro digital "GUIA DO SERRO". Peça aqui e receba pelo e-mail.

.
.

.
.
A NATUREZA, A ARQUITETURA E OS BENS CULTURAIS DO SERRO TAMBÉM SÃO SEUS. CURTA E AJUDE A CUIDAR DELES.