MIRANTES DA CIDADE


“A igreja de Santa Rita, com suas escadinhas, 
domina altaneira a paisagem”
(Sebastião Dumont, “Páginas da Vida”)


Cruzeiro do Bicentenário - é a vista mais ampla da cidade: do Arraial de Baixo até o alto do Gambá. Vista tb da Pedra Redonda, Pedra Aguda, Pico do Itapanhoacanga e Serra do Itambé. Acesso por carro, pela rua do Museu Casa dos Otoni, no bairro da Praia, ou pelo Vigário. Várias opções de acesso a pé.

Cruzeiro do Bota-Vira - bela vista da cidade, com panorama do casario. Acesso por carro a partir da praça da antiga rodoviária, passando pelo Bota-Vira.
 
Morro da Páscoa (ou do Bota-vira) - vista ampla da cidade e do casario histórico. Vista geral das elevações - Pico do Itambé, Serra de Itapanhoacanga, Pedra Redonda, Pedra Aguda. O acesso por carro é possivel até o alto do Cruzeiro do Bota-Vira, seguindo depois a pé, através das pastagens, por mais 800 metros.
 
Morro do Vigário - vista da cidade, do Pico do Itambé, Pedra Redonda, Pedra Aguda, Pico do Itapanhoacanga. Acesso de carro pelo Vigário, pelo Morro do Bicentenário ou pela AABB.
 
Alto da Caixa d’Água - vista da cidade, do Pico do Itambé, Pedra Aguda e Pedra Redonda. Saída para Diamantina. Ponto mais alto da área urbana da cidade. Subindo de carro, entrar na rua do lado esquerdo da Escola Joaquim de Sales e subir.
 
Igreja de Santa Rita - interessante vista da cidade, da Pedra Redonda e do Pico do Itambé. É o mirante mais próximo do centro. Acesso pela escadaria a partir da Praça João Pinheiro ou pela antiga Rua do Corte.
 
Alto do Cemitério - vista da cidade, da Pedra Redonda e do Pico do Itambé. Ponto mais alto do centro histórico. Marco geográfico identifica o local. Acesso através da antiga Rua do Corte ou pelo Rosário.

Pracinha do Rosário - vista de algumas partes da cidade, da Praia, Morro da Páscoa e Morro do Bicentenário. Acesso através da antiga Rua do Corte ou pela Abadia.

Mirante do Morro de Areia - no Cruzeiro, uma bonita vista da Serra do Espinhaço, em especial da Pedra Redonda e da Pedra Aguda. Nas imediações, há também uma interessante vista da cidade. Acesso através do Gambá e da Cidade Nova.




Foto: Vera Cunha (detalhe)


.
. Ir para a página inicial do site
.