MIRANTES DA CIDADE


“A igreja de Santa Rita, com suas escadinhas, 
domina altaneira a paisagem”
(Sebastião Dumont, “Páginas da Vida”)


Cruzeiro do Bicentenário - vista da cidade, da Pedra Redonda, do Pico do Itapanhoacanga e da Serra do Itambé; acesso por carro, pela rua do Museu Casa dos Otoni, no bairro da Praia; várias opções de acesso a pé.

Cruzeiro do Bota-Vira - bela vista da cidade, com panorama do casario; acesso por carro a partir da Pça. da Rodoviária, passando pelo Bota-Vira.
 
Morro da Páscoa (ou do Bota-vira) - vista ampla da cidade e do casario histórico; vista geral das elevações - Pico do Itambé, Serra de Itapanhoacanga, Pedra Redonda, Pedra Aguda; o acesso por carro é possivel até o Alto do Cruzeiro do Bota-Vira, seguindo depois a pé, através das pastagens, por mais 800 metros; várias opções de acesso a pé.
 
Morro do Vigário - vista da cidade, do Pico do Itambé, da Pedra Redonda, da Pedra Aguda, do Pico do Itapanhoacanga; acesso de carro pelo Vigário, pelo Morro do Bicentenário ou pela AABB.
 
Alto da Caixa d’Água - vista da cidade, do Pico do Itambé, da Pedra Aguda e da Pedra Redonda; saída para Diamantina; subindo de carro, entrar na rua ao lado esquerdo da Escola Joaquim de Sales.
 
Igreja de Santa Rita - interessante vista da cidade, da Pedra Redonda e do Pico do Itambé; é o mirante mais próximo do centro; acesso pela escadaria da Praça João Pinheiro ou pela antiga Rua do Corte.
 
Alto do Cemitério - vista da cidade, da Pedra Redonda e do Pico do Itambé; ponto mais alto da área urbana; acesso através da antiga Rua do Corte.




Foto: Vera Cunha (detalhe)


.
. Ir para a página inicial do site
.