.
.
O "Processo de Beatificação" do Cônego Lafayette está aberto em Roma, desde novembro de 2000. Este dedicado sacerdote, falecido em 1961, despertou a admiração por onde passou, ganhou fama de santidade e segue alimentando a esperança de muitos fiéis em toda a região do Serro.

.
O Cônego Lafayette da Costa Coelho nasceu no Serro/MG, em 10 de novembro de 1886. É o sex­to fi­lho de Jo­sé da Cos­ta Coe­lho e Jú­lia Fe­lis­bi­na de Je­sus. Foi ba­tizado na Ma­triz do Ser­ro, pe­lo Pe. Jo­sé Al­ves de Mes­qui­ta, em 30 de ­abril de 1887.

Ordenou-se sacerdote em Diamantina/MG, em 15 de abril de 1917. Desde então exerceu seu ministério sacerdotal na Paróquia de Santa Maria do Suaçuí-MG, durante 44 anos, falecendo em 21 de setembro de 1961, aos 74 anos de idade..

Homem de intensa oração e freqüentes jejuns, Lafayette cativou o povo de toda a região (vales do Suaçuí e do Jequitinhonha) com sua fé e exemplos de humildade. Seu carisma pastoral era, sobretudo, a bênção da saúde. Movidas pela fama de santidade do saudoso sacerdote, milhares de pessoas, de várias cidades de Minas Gerais e outros estados visitam anualmente seu túmulo, em Santa Maria do Suaçuí, principalmente no dia do aniversário de seu falecimento. Sua antiga residência, no Serro, no bairro do Gambá, também tem recebido visitas crescentes..

Processo de Beatificação.

No dia 13 de novembro de 2000, a Santa Sé, Roma, autorizou o Bispo Diocesano de Guanhães, Dom Emanuel Messias de Oliveira, a iniciar o Processo de Beatificação do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, o que foi feito no dia 24 de junho de 2001, com a nomeação do Tribunal Eclesiástico Diocesano e do Postulador da Causa de Beatificação. No dia 19 de setembro de 2001, a pedido do Deputado Durval Ângelo, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais prestou uma homenagem ao Servo de Deus. No dia 21 de setembro de 2001 foi lançada sua biografia completa, com o título "A Grandeza na Simplicidade", Editora FUMARC, BH.
.
Em 08 de setembro de 2009, foram exumados os restos mortais do Servo de Deus e, em 20 de setembro, realizada procissão pelas ruas de Santa Maria do Suaçuí, celebração da Eucaristia e novo sepultamento no interior do Santuário São Miguel, anexo ao Cemitério de Santa Maria.
.
O Cônego Lafayette é patrono da cadeira nº 26 da Academia Brasileira de Hagiologia, com sede em Fortaleza/CE, e o ocupante da cadeira é o Postulador da Causa. Na Academia Mineira de Hagiologia - AMHAGI - com sede em Belo Horizonte/MG, o Servo de Deus é o patrono da cadeira nº 01, cujo ocupante é o Vice-postulador da Causa, Padre Ismar Dias de Matos..

.
BIBLIOGRAFIA:
MATOS, Pe. Ismar Dias de. "A grandeza na simplicidade", Editora FUMARC, Belo Horizonte, 2001, 206 p..
LINKs:
.

.
.
• Se você quer ter todas as informações deste "GUIA DO SERRO", em livro, é só clicar no link:
GUIA DO SERRO em livro
.
.
• VEJA MAIS COISAS SOBRE O SERRO NA PÁGINA INICIAL DESTE SITE: GUIA DO SERRO
.
.
.
.
A NATUREZA, A ARQUITETURA E OS BENS CULTURAIS DO SERRO TAMBÉM SÃO SEUS. CURTA E AJUDE A PRESERVÁ-LOS..
.