HISTÓRIAS DE UM FOGÃO A LENHA 7

Eloísa Cardoso:
Chef de Cozinha,
resgate da tradicional 
cozinha mineira
Ainda queima no meu peito um pequena brasa, aguardando o amanhecer..
Tenho as firmes fincadas no chão
Meu corpo , tem paredes erguidas em diferente formatos
As vezes tenho vão, para lenha guardar
Sou feito de terra, cimento e açucar
Para todo alimento adoçar e minha pele nao rachar
Sou coberto por pedras, cimento queimado, cal ou azulejos
Depois do cantar do galo
Sou eu quem escuta a mãe,  pai,  entrar na cozinha e atiçar entre as cinzas, fazendo ofogo pegar
Recebo a chaleira com água para esquentar
A panela de ferro já com perfume de banha, para o fubá ensuado alimentar
O mancebo sempre no meu canto, pronto a receber o coador para o café passar e o dia começar...

Ouço a mãe que declama os afazeres do dia
Ouço o pai que conta o progresso do trabbalho: Da reconstrução do telhado da matriz ao altar com ranhaduras (carpinteiro do patrimônio)
Ouço o filho pequeno que chega já com fome, é colocado em meu colo
Os filhos maiores chegam já uniformizados, passam por mim aquecendo as mãos e pegando sua porção do desejum
Vejo sairem como passarinhos, depois do rebuliço que causam
Vai o pai com a promessa que o tira jejum chegará na hora certa...
Agora, sou seu ouvinte
Ligo o rádio ouvindo uma viola
Reclama do tempo
Agradece o dia, os filhos, a família, a comida
Faz lista em voz alta:
Saudade da mãe, o que fazer de mistura para o almoço
Coloca lenha diferente, para a roupa passar, o cheiro da candeia surprende

As brasas se juntam e aguardam
As panelas tomam lugar nas minhas bocas
A chaleira com água sempre a ferver...
Tenho em mim canos para água aquecer
Tudo aceito
Sou quem aquece em noite de milho assado nas brasas, pipocas estouradas no borralho de cinzas
Na beira da minha boca, assa-se queijo: é dia de risos e causos
Sou eu quem durante a noite cozinho o feijão, com fogo brando
Sou eu quem em silencio,  espero
Minha missão cumprir
Sou o que o tempo não leva
Não saio da lembraça
Sou apoio de corpo de quem cozinha
Sou mineiro! Sou um fogão de lenha!
Tenho muito a contar...