ANTIGA CASA DE CÂMARA DO SERRO

.
Clique na foto para ampliá-la
.
.
Construção do século XVIII, que guarda toda a sua originalidade. Passou a sediar o Senado da Câmara a partir de 1751, até 1896. É a mais antiga sede de Câmara de Minas Gerais. Aí funcionou o Senado da Câmara da Vila do Príncipe, cabeça da Comarca do Serro Frio, com seus vereadores, juízes, procuradores, almotacés; aí eram feitas também as audiências de correição dos Ouvidores do Serro (chamados de "ministros representantes de El Rei").
.
O prédio foi palco da formação do “espírito cívico dos serranos” e dos seus “ideais nativistas”, além de ter assistido ao aparecimento de personagens como Teófilo Otoni e tantos outros, que tiveram importante papel na política mineira e nacional.
.
Situa-se onde, por mais de um século, a cidade manteve o seu principal ponto de poder (igreja matriz, câmara e pelourinho) e de encontro da população. Durante o período colonial ali se reunia, num só órgão, os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A casa possui características interessantes. Na frente, duas escadas laterais simétricas, típicas das câmaras mineiras, dão acesso ao edifício. No lado esquerdo se abrem duas grandes sacadas, de onde as autoridades solenemente se dirigiam ao povo, que se reunia no antigo Largo do Pelourinho. Atualmente é imóvel particular.

Localização: Largo do Pelourinho (depois Largo da Cavalhada, depois Pça. Pres. Vargas, que hoje retomou o antigo nome de Largo do Pelourinho).
.
.

• FOTO-MONTAGEM:
.
1- Edifício do antigo Senado da Câmara.
.
2- Antigo documento do Senado da Câmara do Serro Frio.
.
3- Foto aérea do Largo do Pelourinho, com a Igreja Matriz e o prédio do Senado da Câmara (com a seta indicativa), onde várias mobilizações cívicas marcaram a história do Serro, antes da câmara se mudar para a atual Pça. João Pinheiro.

.
.
.
.

• Se você quer ter todas as informações deste site em livro, pode pedir pela internet. É só clicar no link: GUIA DO SERRO em livro.




A NATUREZA, A ARQUITETURA E OS BENS CULTURAIS DO SERRO TAMBÉM SÃO SEUS. CURTA E AJUDE A CUIDAR DELES.
.
.