CASA DA PREFEITURA



Também chamada de "Casa da Família Carneiro", ela é uma das maiores construções civis do Brasil colonial e tem muitas histórias prá contar. No século XVIII, pertenceu ao padre Nicolau da Silva Bello, que a deixou por herança a suas irmãs. Pertenceu depois ao padre Francisco Rodrigues Ribeiro de Avellar.

Uma das grandes reformas feitas no casarão, que lhe deu a forma atual, acabou de completar 200 anos. Foi realizada pelo Comendador e Deputado Juca Carneiro (José Ferreira Carneiro), que em 1819, comprou e unificou duas casas existentes no local. Em cima, fez sua moradia e em baixo funcionavam lojas comerciais.

Após esta reforma, segundo a tradição local, a casa foi escolhida para hospedar Dom Pedro I. O espaço entre a terceira e a quarta sacadas ficou reservado para colocar os símbolos imperiais. A visita não teria acontecido em razão dos conturbados momentos vividos pelo primeiro reinado. Neste momento, crescia também a oposição ao imperador no norte de Minas, após este ter dissolvido por força das armas a Assembleia Constituinte de fundação do estado brasileiro.

Passada por herança à filha Júlia Carneiro da Cunha Pereira, em 1895 a casa foi vendida para o município, lá funcionando até hoje a Prefeitura e a Câmara Municipal. O sobrado tem 40 cômodos, além de, na parte externa, 68 janelas, 10 sacadas, 14 portas e 2 portões. 

Localização: praça João Pinheiro 154 (antigo Largo da Cavalhada)


Foto: Benjamin Telles