A CAIXA DE ASSOVIO

 

Caixa de Assovio (Foto: Reinaldo Oliveira Silva, 2018)


A Caixa de Assovio é um pequeno grupo musical e ritual, formado geralmente por 5 pessoas: 2 flautas (pífanos) e 3 caixas de couro. Seu tamanho, no entanto, não dá a dimensão da importância que tem para a Festa do Rosário do Serro. Historicamente, ela representa os gemidos dos escravos no cativeiro.



Caixa de Assovio (Filme "Congados", 1975. Legendas: filme "Pífanos do Congado", 2008)


Permissão para começar a Festa

Na cerimônia da Matina, ele é o grupo de congado responsável pela abertura dos 3 dias principais da festa. Às 5 horas da manhã, no primeiro sábado de julho, ele se coloca na porta principal da igreja do Rosário, juntamente com festeiros, dirigentes da Irmandade do Rosário e da Associação dos Congados, irmãos e fiéis.

Com as luzes apagadas e as portas da Igreja fechadas, a Caixa de Assovio toca por três vezes, pedindo permissão para começar a Festa. Por três vezes os sinos também repicam. Em seguida, as portas se abrem, todos entram na igreja e as luzes se acendem. O grupo canta e toca novamente diante do altar, usando palavras em língua africana: "Emo Quá, Emo Quá, ô lá no campo do Rosário, Emo Quá". É a hora de silêncio e oração, hora de agradecer pelas graças recebidas durante o ano e pedir novas bênçãos de Nossa Senhora do Rosário.

Após a celebração religiosa, a Caixa de Assovio ganha as ruas tocando em ritmo de festa. Em companhia do 1° Juiz, o cortejo visita os vários festeiros, anunciando que a festa pode começar com as bênçãos de Nossa Senhora. Em cada casa, mesa farta com alimentos típicos do café da manhã, para receber a comitiva: quitandas, bolos, caldos, queimadinho e café.



Caixa de Assovio em 2008 (Foto: Daniel de Lima Magalhães)


Durante o restante da Festa

Durante o resto da festa, a Caixa de Assovio desfila pela cidade tocando em conjunto com o grupo de Catopês e junto ao Reinado, compondo o núcleo principal dos rituais.


Vestimentas

Segundo o estatuto da Irmandade do Rosário, os membros da Caixa de Assovio não têm uma vestimenta caracterizada, como os demais grupos da festa. Sua roupa é comum, "formada por calça, paletó sem gravata, chapéu, camisa, sapatos, tênis ou 'quédis' ".


Mais informações sobre a Festa do Rosário do Serro:

- Festa do Rosário e Congado




Caixa de Assovio aprox. final dos anos 60 (Fonte: Daniel de Lima Magalhães)