.
Clique na foto para ampliá-la.
.
.
Almenara é um município localizado na região do baixo Jequitinhonha, bem às magens do rio. Sua área é de 2.300 km² e a população de 38.269 habitantes. Está situado a 744 km a nordeste da capital mineira. Durante muito tempo Almenara teve a maior praia fluvial do Brasil. A poluição do rio Jequitinhonha, causada pela mineração e pelos desmatamentos, trouxe danos imensos ao rio, diminuindo seu volume e, conseqüentemente, alterando as belas praias naturais.

A região, localizada na área mineira da SUDENE, vive principalmente da pecuária extensiva de corte e de leite e da agricultura de café, milho, feijão e mandioca (de onde sai a famosa farinha almenarense). Almenara, beneficiada pela boa situação geográfica, tornou-se um dos principais pólos da região. Ali funciona um comércio bem tradicional, movido pela economia de praticamente todo o Baixo Jequitinhonha. Apesar de estar situada em uma das regiões mais pobres do país, vem lutando para ultrapassar o subdesenvolvimento, tendo se tornado um pólo universitário, com a Presença da Universidade de Itaúna, Universidade Unipac, Unimontes, Unopar, e está sendo instalado um CEFET (Centro Federal Tecnologico).

Indicadores
IDH - 0,668 médio (PNUD/2000)
PIB - R$ 123.851 mil (IBGE/2005)
PIB per capita - R$ 3.398,00 (IBGE/2005)
.
.
.

• ATRAÇÕES
.

Cidade de clima quente e com belas praias do Rio Jequitinhonha, eco-turismo na Mata Atlantica, Rapel, Escalada, Hotéis Fazenda. Conta com uma boa estrutura para acolher os turistas.
- Praia da Saudade (Rio Jequitinhonha) - A mais bela praia da cidade.
- Sesc Pousada - cartão de visita da cidade, com imensa área verde e chalés completos inclusive chalés para pessoas com necessidades especiais, área de lazer com piscinas, quadras e campo de futebol gramado. Reservas: (33) 3721-1047.
- Parque de Exposições - Onde acontecem shows e exposições agropecuárias.
- Morro do Cruzeiro - foi palco do histórico Posto Militar de Vigilância, é muito visitado por proporcionar uma bela vista e também muito usado como palco para vôos de asa delta.
- Ponte arqueada - com mais de 300 m do Rio Jequitinhonha. Em épocas de cheia do rio, algumas pessoas se aventuram em radicais saltos dos mais de 50m de altura da ponte.
- Igreja Matriz - de beleza exuberante e considerável, pela grandeza e arquitetura.
- Castelo - interessante prédio construído na cidade.
- Artesanato e cultura popular - Almenara tem um artesanato bonito e variado, além de uma rica cultura popular musical. São famosos os "causos". Tem o "Bicho da Fortaleza", "O Menino do Rio", "O Bicho da Rodagem"... entre vários outros que além de serem do conhecimento de todos, ... permanecem na sabedoria dos caipiras e dos mais velhos.
- Costuma-se dizer, no entanto, que a maior atração da cidade são as pessoas. O povo almenarense é caloroso e amigo. Essa simpatia é percebida pelos visitantes que sempre retornam a cada oportunidade.

.
• FESTAS
.
- "Micareta" - em janeiro, na comemoração do aniversário da cidade.
- Festas Juninas - no mês de junho comemora-se o dia de São João, padroeiro da cidade.
- "Exposição Agropecuária" - festival tradicional da produção e da cultura, no mês de julho.

.
• HISTÓRIA
.
A região de Almenara era área tradicional dos índios Borúns, apelidados de "botocudos", nação que mais tempo resistiu à invasão portuguesa. A expansão luso-brasileira se utilizou de várias estratégias para submetê-los e conquistar suas terras: alianças com outras nações indígenas, assassinatos, captura de mulheres e crianças, extermínio biológico através de doenças, aldeamentos, além de guerra aberta.
.
A exploração da região pelos portugueses tem suas origens históricas ligadas às expedições que cortaram a região em busca do ouro, por volta de 1727, comandas pelo bandeirante paulista Sebastião Leme do Prado, que fundou Minas Novas. A partir da política de "guerra aos botocudos", estabelecida por D. João VI, em 1808, foram criadas na região sete "Postos Militares de Vigilância e de Apaziguamento dos Índios". Em 1811, o alferes Julião Fernandes Leão criou no lugar, um "Posto de Vigilância", em defesa da Sétima Divisão, localizada em São Miguel do Jequitinhonha. O povoado formado nas proximidades foi elevado, em 1877, a Distrito de São João do Vigia. Até 1911 foi Distrito de Araçuaí e, depois, de Jequitinhonha. Em 13 de janeiro de 1938, o então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, por força do decreto lei nº 1058, determinou a criação do Município de Vigia. Posteriormente, recebeu a denominação de Almenara (1943), palavra do árabe que significa "farol".

.
• EVOLUÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

- 1877 (Distrito de São João da Vigia, de Araçuaí)
- 1911 (Distrito de São João da Vigia, de Jequitinhonha)
- 1938 (Cidade e Comarca de Vigia)
- 1943 (A cidade passa a denominar-se Almenara)


• FOTOS:
1- O cantor e compositor Carlos Farias e o Coral das Lavadeiras de Almenara.
2- Canoeiro do Jequitinhonha em uma de suas belas praias.
3- A ponte arqueada que dá acesso à cidade, tendo ao fundo o Morro do Cruzeiro.

.
• Fonte: "GUIA DO SERRO"



• Se você quer ter todas as informações deste Flogão em livro, pode pedir o "GUIA DO SERRO". É só clicar no link: GUIA DO SERRO em livro



• VEJA MAIS COISAS SOBRE O SERRO NA PÁGINA INICIAL DESTE SITE: GUIA DO SERRO



A NATUREZA, A ARQUITETURA E OS BENS CULTURAIS DO SERRO E DA REGIÃO TAMBÉM SÃO SEUS. AJUDE A PRESERVÁ-LOS.