.
Clique na foto para ampliá-la
.
.
GUANHÃES - Cidades da Região

O município de Guanhães, localizado no Vale do Rio Doce, ocupa uma área de 1.188 km² e sua população foi estimada em 31.401 habitantes (2008). Fica a 240 km de Belo Horizonte e a 63 km do Serro. A cidade está a 778 m de altitude e o ponto mais alto do município é o Pico do Quartel. Tem clima ameno, bastante agradável.
Guanhães é um pólo regional. Tem a agropecuária e o comércio como atividades predominantes. Atende, diariamente, a centenas de pessoas de mais de 30 municípios da região em busca da prestação de serviços nas áreas: comercial, bancária, hoteleira, educacional, hospitalar, etc. A PUC - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, mantém no município um campus que, apesar de jovem, se mostra muito promissor. A unidade conta com três cursos de graduação (Ciências Contábeis à distância, Administração e Sistemas de Informação, além dos cursos de tecnólogo virtual de Gestão Pública, Gestão de Processos e Gestão de Eventos. O município conta também com um pólo da UNIVALE com um dos maiores Pólos EAD da UNIVERSIDADE DE UBERABA.
Indicadores
IDH: 0,719 médio (2000)
PIB: R$ 166.808 mil IBGE/2005
PIB per capita: R$ 5.656,00 IBGE/2005


• ATRAÇÕES

Guanhães faz parte do Circuito da Estrada Real, reserva belezas naturais ainda pouco conhecidas da região. São várias cachoeiras quase intocáveis, duas áreas de preservação ambiental que abrigam espécies exóticas da fauna e da flora e guardam vestígios do período colonial. Há muita beleza, profusão de cores, formas e texturas... rios, trilhas, matas densas, ribeirões, sons, fazendas coloniais... Enfim, vários cenários que a natureza preparou com carinho e que merecem o devido respeito. Lugares para renovar as energias e contemplar com todo o cuidado.
Ao visitar Guanhães, o turista pode conhecer:
- O Parque estadual Serra da Candonga - na área do parque existe uma fazenda histórica e as bocas de minas onde era extraído o ouro nos séculos XVIII e XIX. O parque abriga a Pedra da Candonga ou do Urubu, um ponto de referência por estar próximo às antigas minas de ouro do Candonga. A antiga e bela casa da fazenda, em estilo colonial, foi construída no segundo quartel do século XIX, pelos ingleses da Candonga Gold Mining Company.
- A Pedra da Gafurina - É um maciço de granito de grande dimensão, localizado no distrito de Farias, a 35 km de Guanhães. Na pedra, que empresta o nome à Área de Preservação Ambiental da Garufina, há uma reentrância assemelhando-se a uma caverna. Ao visitar o local, o turista pode admirar as belezas da cachoeira da Gafurina, percorrer trilhas ecológicas, num verdadeiro turismo de aventura. O local também tem sido escolhido, ao longo de décadas por romeiros pagadores de promessas.
- Cachoeira do Sereno - Localizada no povoado de Barreira de Guanhães, fica a 37 km do centro de Guanhães. Registro de trilha de tropeiros e de transporte de ouro para o município de Santa Bárbara, margeada pelo Ribeirão da Barreira.
- Cachoeira Campestre Clube (Cachoeira das Pombas) - Localizada a 12 km do centro de Guanhães, área de grande beleza natural, a cachoeira deságua numa piscina. Possui fauna de aves e roedores de grande porte e flora de mata nativa.
- Cachoeira Fria ou Carranca - Localizada no distrito do Taquaral a 27 km do centro de Guanhães. Possui flora de orquidário e bromeliário natural e fauna de aves e roedores de grande porte.
- Cachoeira dos Rodrigues - Localizada na comunidade dos Maias, distante 17 km do centro de Guanhães, possui mata nativa com espécies de madeira de lei, árvores centenárias. O local é resguardado pelos proprietários para a preservação.
- Cachoeira dos Witu - Localizada no povoado da Barreira, fica a 35 km do centro. Possui fauna de aves e roedores de grande porte e flora de mata nativa fechada.
- Cachoeira da Fumaça – Situada entre os distritos de Sapucaia e Taquaral, a 38km do centro de Guanhães, a cachoeira é outra boa atração dentro do roteiro do turismo rural e de aventura. O local abriga bela fauna e flora.
- Cachoeira da usina – localizada a 17km de Guanhães, a cachoeira é formada pelo rio Corrente e fica numa área particular.
- Pedra Pederneira – Localizada na fazenda do senhor Geraldo Ayala. Detalhe: pedra de onde se tiravam lascas para confecção do carimbo, isqueiro primitivo.
- Morro do Quartel – localizado a 19km do centro de Guanhães, o morro é o ponto mais alto do município. A localidade é formada por vales, extensos horizontes, muitas bromélias, orquídeas, animais como roedores e pássaros.

• TURISMO RURAL
No meio rural de Guanhães encontra-se belas fazendas Coloniais.Várias em ótimo estado de conservação que ajudam a contar muito da nossa história. Caminhando por fazendas peça permissão aos proprietários, e deixe sempre o local como encontrou: cancela, porteira, sempre fechadas.
- Fazenda dos Maias: Localizada na comunidade dos Maia, há 15 km do centro de Guanhães, tem mata nativa com madeira de lei, inclusive com árvores centenárias. Em nossa expedição nos deparamos com um belíssimo Vinhático com 4,50m de circunferência. Local preservado por seus proprietários, que mantém intacta a natureza.
- Ecoturismo: Turismo em áreas naturais, que beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas que promovem o aprendizado, o respeito e consciência sobre aspectos culturais. Guanhães pode ser um destino ecoturístico como muito outros, basta que a população respeite o meio ambiente. A necessidade de preservação desses locais, torna-se motivo de preocupação, tendo em vista registro de aves em extinção e extintas em nossa região. Como o mutum, jacuaçu, macuco, capoeira, jacutinga e outros, atualmente monitorados em um projeto de reintrodução de aves ameaçadas de extinção na fazenda Macedônia/Cenibra.
- Lagoa Grande: Localizada a 12km de Guanhães, seguindo pela avenida Milton Campos, entrando à esquerda em frente à fábrica da Itambé. Sua margem direita pertence à Fazenda Lagoa Grande e a esquerda à Cenibra Florestal. Lagoa gerada por uma tromba dágua, ocorrida há cerca de 200 anos. Sua cabeceira é alimentada por 4 nascentes.
• LINK:

• HISTÓRIA

Em 1752, João de Azevedo Leme, partindo da Vila do Príncipe (hoje cidade do Serro), encontra ouro nos "Descobertos do Graypú", nas imediações da atual cidade de Guanhães. Em 1810 a atual cidade de Guanhães era conhecida como "São Miguel e Almas do Aricanga"(Aricanga é uma espécie de palmeira nativa da região,muito usada pelos índios para a fabricação de arcos,bodoques e aros de peneiras). Logo na data de 1821, tornando-se paróquia de São Miguel dos Correntes (depois São Miguel e Almas dos correntes), em 14 de julho de 1832, ligada à Vila do Príncipe. A riqueza atraiu muita gente: das redondezas e de longe, como os ingleses, que decidiram explorar uma mina na Fazenda do "Candonga". Este nome é um termo africano e surgiu logo depois da construção de um prostíbulo nas imediações da mineração, cujo significado é "intriga com carinhos fingidos".
Em 23 de março de 1840, passa a pertencer à recém criada Vila de Conceição (do Mato Dentro), voltando ao município do Serro, em 1859, através da Lei 1.031. É finalmente desmembrada do município do Serro em 25 de outubro de 1875 (instalada como Vila em 9 de dezembro de 1879, com o nome de São Miguel de Guanhães). Tornou-se cidade de "Guanhães" em 13 de setembro de 1881 e sede de Comarca em 1890, também desmembrada da Comarca do Serro.
"Guanhães" deriva de "Guanaãns", nome dos índios que habitavam a região e se traduz como "aquele que corre". Os Guanaãns eram um grupo da nação Caingangue do estado de Minas Gerais. Apesar de ter sua origem em lavras auríferas, a agricultura e a pecuária logo se constituíram na principal atividade econômica da fértil região de Guanhães, passando a ser importante fonte de abastecimento alimentar das vilas do norte/nordeste de Minas, através das constantes caravanas dos valentes tropeiros.

• EVOLUÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA
- 1821 (Arraial de São Miguel dos Correntes, depois São Miguel e Almas)

- 1875 (Vila de São Miguel de Guanhães, instalada em 1879)

- 1881 (Cidade de Guanhães)
- 1890 (Comarca de Guanhães)


• FOTOS:
1- Vista geral da cidade.
2- Catedral da Diocese de Guanhães.
3- Guanhães no ano de 1900.
4- Pedra da Gafurina.

• Fonte: "GUIA DO SERRO"
.
.
• Se você quer ter todas as informações deste Flogão em livro, pode pedir o "GUIA DO SERRO". É só clicar no link: GUIA DO SERRO em livro
.
.
• VEJA MAIS COISAS SOBRE O SERRO NA PÁGINA INICIAL DESTE SITE: GUIA DO SERRO
.
.
.
A NATUREZA, A ARQUITETURA E OS BENS CULTURAIS DO SERRO TAMBÉM SÃO SEUS. AJUDE A PRESERVÁ-LOS.