ANTÔNIA COELHO LANÇA LIVRO DE POESIAS


A serrana e professora Antônia Coelho lançou o seu livro de poesias "RECORDAÇÕES EM VERSOS", no dia 24 de junho, em Belo Horizonte. O lançamento aconteceu no "Espaço Casa Aberta" do Shopping Minas Casa e teve a presença de amigos e conterrâneos, que foram se deliciar com a primeira obra individual da escritora.

O livro é autobiográfico, fortemente marcado pelo período em que a autora viveu no Serro, cercada por escolas, brincadeiras, família, amigas e professoras, como Maria Eremita e Dodoia Magalhães Cunha, duas das recordações que ela registra. Presente ao lançamento, sua primeira professora Dodoia Magalhães Cunha recebeu um poema especial, em que a autora traça em versos as emoções de seus primeiros dias de aula, seus sonhos de menina, o carinho da mestra e as lutas de uma família de poucos recursos, para colocar todos os filhos na escola. A primeira professora também deu o seu depoimento sobre a aluna brilhante, que desde o primeiro ano de escola já demonstrava a inteligência e o preparo que a levaram mais tarde a se tornar igualmente professora.

Além do reencontro de velhos amigos, das poéticas e suaves palavras da autora e dos deliciosos bombons, o destaque ficou também por conta do comparecimento de um grande e animado grupo de religiosas Vicentinas, que acompanhou a Irmã Dilma Coelho, irmã da autora.

A OBRA

“RECORDAÇÕES EM VERSOS” é uma obra que combina poesia, autobiografia, com recordações dos momentos inesquecíveis vivido pela autora no Serro, sua cidade natal. Ler as páginas do livro é realmente embarcar em uma viagem pelos trilhos da memória, recordar os doces momentos da infância até a maturidade em uma cidade que “convida a alma a rezar”.

Antônia Coelho transforma, com uma empressionante mistura de riqueza e simplicidade, toda a aconchegante cidade de Serro em poesia, com suas ruas, praças, igrejas, festas, vizinhos, figuras ilustres e todos os que, de alguma maneira, fizeram parte de sua história e que agora têm lugar em suas RECORDAÇÕES.

Fala de seus momentos como educadora, e das pessoas que ajudaram-na a construir esta página de sua vida, tão elegantemente descrita através das escolas onde lecionou. Entre os homenageados estão a saudosa inspetora escolar e historiadora D. Maria Eremita e as diretoras, já aposentadas, que dirigiram as escolas de seu tempo. Os professores, seus queridos colegas, o primeiro trabalho na Escola Estadual João Nepomuceno e a primeira diretora, D. Sussuca. O colégio onde estudou, o hospital onde seus filhos nasceram, os saudosos padres que mantiveram a fé nesta pequena grande cidade, como o Cônego Júlio e o Cônego Lafayette, o filho do Serro em processo de beatificação.

Ao ler cada página de “RECORDAÇÕES EM VERSOS”, pode-se afirmar com alegria que realmente “recordar é viver!”

A AUTORA

Antônia Coelho nasceu em 15 de Setembro de 1958 na cidade do Serro, MG. Cursou o Magistério no Colégio Nossa Senhora da Conceição. Foi professora alfabetizadora por mais de 25 anos. Ao mudar-se para Belo Horizonte e se aposentar, preencheu o tempo escrevendo poesias, dom que, segundo ela, herdou de seu pai, que amava ler e escrever. Tem dois filhos e um neto. Participou ativamente da vida da comunidade, através de movimentos sociais e de partidos políticos, pertencendo ao Movimento das Mulheres Trabalhistas e atuando na defesa de bandeiras pela igualdade e pela melhoria das condições de vida para todos.

Suas primeiras poesias foram publicadas na produção carioca “Pérgula Literária”, antologia em parceria com outros autores. Mas, seus sonhos estão em “RECORDAÇÕES EM VERSOS”, baseado em fatos reais de sua vida desde a infância. São passagens transformadas como que num canto de ternura e agradecimento a todos que compartilharam com ela a construção de sua história.

(com o apoio de Ivan Flávio Coelho Gomes)

.
. Ir para a página inicial do Site
.