O ESPETÁCULO DAS ÁGUAS: cachoeiras, rios e cascatas

.

.
O ROTEIRO DAS ÁGUAS
.
O município é salpicado por rios, riachos e mais de 100 cachoeiras, como esta da foto, no povoado de Capivari, na região do Jequitinhonha, aos pés do majestoso Pico do Itambé. Quem se habilita?
.
- Rio Jequitinhonha - o “rio mais rico do mundo”
. Foto e localização da nascente
O Jequitinhonha nasce num filete de água, na Pedra Redonda, a 12 Km da cidade. Mas suas águas limpas e cristalinas ganham volume rapidamente, quebrando o silêncio da paisagem. Até sua foz, na cidade de Belmonte, no sul da Bahia, ele corre por 1.100 Km, “alimentando homens e cantigas, almas e bichos, árvores e sonhos. No seu corpo líquido ainda teima em transportar garimpeiros, canoeiros, lavadeiras. Todo tipo de seres que convivem na sua transparente solidão”.
Sua importância histórica é imensa. No século XVI, com a divisão do Brasil em dois governos (entre 1572 e 1576) o Rio Jequitinhonha (então Rio Grande) se torna o marco divisor dos dois. É também o rio de onde mais brotou riquezas (em forma de diamantes e de ouro) na história do país. Hoje, o maior desafio da região é conservar este tesouro da natureza, já tão degradado na quase totalidade de sua extensão. Mas, enquanto isto não acontece, ainda é possível curti-lo livre de poluição, nas proximidades da nascente, no trecho que vai da Pedra Redonda a São Gonçalo, passando pelo Baú e por Milho Verde.
Em 1987, durante o FESTIVALE, uma grande conquista da população: a Prefeitura do Serro baixou o Decreto N.º 349/87, declarando de preservação permanente toda a área da nascente do Rio Jequitinhonha.
.
- Cascata do Moinho de Esteira
Fica a 20 Km da cidade, à beira da BR-259, que liga Serro/Diamantina. É um conjunto de quedas, com águas que rolam cristalinas pelas pedras inclinadas, formando seguidos poços, próprios para o banho. Depois da última queda, as águas se perdem por entre fendas nas pedras, próximo às nascentes do Rio Jequitinhonha.
.
- Cascatinha
Uma das áreas mais procuradas para banhos de cachoeira. Fica a 5 Km da cidade, pela estrada Serro/Diamantina, próxima à Várzea do Rio do Peixe. É um conjunto de pequenas quedas d’água que formam uma sequência de poços cristalinos.
.
- Cachoeira do Malheiros
A 8 Km da cidade, pela MG-010 que liga Serro/Conceição do Mato Dentro/Serra do Cipó. A água corre subterrânea por um trecho, saindo a seguir de uma surpreendente abertura na rocha. Neste percurso, apresenta maravilhosas crateras de pedras e cavernas ainda inexploradas, além da vegetação característica da região, barulhentos casais de maritacas, amplo gramado verde e poço para banho. Depois de uma divertida caminhada de 1 Km rio acima, entre árvores, passagens íngremes, pedras e cipós, é possível também curtir outra linda queda d’água. Fica próxima à famosa Pedra Redonda, elevação de rara beleza, onde nasce o Rio Jequitinhonha.
.
- Várzea do Rio do Peixe
Fica a 5 Km da cidade, à beira da BR-259 (estrada Serro/Diamantina), pertinho do aeroporto. Local notável pela paisagem, composta pelo Rio do Peixe, cachoeiras próximas, campos verdes, morros e a linda vista da Serra do Condado e do Pico do Itambé. Tem serviço de bar e restaurante (Bares Lanterninha e Beira Rio).
.
- Cachoeira de Três Barras
Linda cachoeira localizada no povoado de Três Barras, com uma pequena praia de areias muito finas e brancas. Está bem nos limites da APA das Águas Vertentes. Local : Povoado de Três Barras, às margens da rodovia que liga o Serro a Milho Verde (antiga Estrada Real), a 15 Km do Serro.
.
- Cascata do Carioca
Riacho com lindas praias de areias muito brancas e pequenas quedas d’água. Local : Distrito de Pedro Lessa, às margens da rodovia BR-259, a 25 Km do Serro.
.
- Capivari
Cachoeira localizada nas encostas do Pico do Itambé, com queda calculada em 250 metros, talvez a mais alta de Minas.
.
- Cachoeira de São Gonçalo
Apresenta uma queda de aprox. 15 metros de altura, com água transparente e poço para banho na parte superior da cachoeira. Do alto, uma linda vista panorâmica das serras. Local: dentro do distr. de São Gonçalo.
.
- Cachoeira Grota Seca
Possui um bom volume de água, com cerca de 30 quedas d’água e um grande trecho de rio, cercados por uma densa vegetação de cerrado. Local: Distr. de São Gonçalo.
.
- Cachoeira do Pacu
Queda de 7 metros de altura, com rio de águas cristalinas, próprias para o banho, cercados por vegetação densa, com árvores de grande porte. Local: Distr. de São Gonçalo.
.
- Cachoeiras do Lageado
Formadas por vários saltos que se sucedem, formando pequenas piscinas de água claríssima, próprias para o banho. Está inserida numa magnífica paisagem, com ampla e variada vista de matas do cerrado, flores silvestres, colinas, pedras e do Pico do Itambé. Local: Distr. de Milho Verde.
.
- Cachoeira do Carijó
Uma das atrações de Milho Verde, que atrai os turistas nos finais de semana e feriados, em busca de águas cristalinas, paz e muito sossego. Local amplo e aberto, apresentando uma linda queda d’água de aprox. 5 metros de altura, com poço próprio para banhos. Local: Distr. de Milho Verde.
.
- Cachoeira do Moinho
Possui diversas cascatas e quedas d’água de aproximadamente 15 metros de altura, com águas límpidas e um amplo poço para banho. É frequentada durante todo o ano e tem alguns moinhos típicos ao longo do curso d’água. Local: Distr. de Milho Verde.
.
- Cachoeira do Piolho
Apresenta uma grande queda, com altura calculada em 17 metros, com água transparente. A vegetação circundante é de mata, com muitas árvores de porte. Local: Distr. de Milho Verde.
.
.
.
“Rio de Peixe, meu rio,
lavaste-me da aflição,
Conserva minh’alma no cio
da vida em recriação.”
.
“Jequitinhonha, Jequitinhonha,
corres, leve e manso,
Leva de mim essa inconha,
me livra de todo ranso.”
(Fábio Madureira, do poema “Rodovida BH-Serro”)
.

Rios do Serro/MG - Mapa
 
.
Fonte: "GUIA DO SERRO"
Foto: Cachoeira de Capivari.
.
.
• "GUIA DO SERRO" em livro:
Se você quer ter as as informações deste site em livro, pode pedir o "GUIA DO SERRO". É só clicar no link: GUIA DO SERRO em livro
.
• VEJA MUITO MAIS COISAS SOBRE O SERRO NA PÁGINA INICIAL DESTE SITE: GUIA DO SERRO
.
.
.

A NATUREZA, A ARQUITETURA E OS BENS CULTURAIS DO SERRO TAMBÉM SÃO SEUS. AJUDE A PRESERVÁ-LOS.
.
.