MESTRE VALENTIM DA FONSECA E SILVA

"Fonte dos Amores" ou "Chafariz dos Jacarés" (RJ)
Quando a capital do Brasil migrou de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763, por causa das riquezas mineiras, foi também das minas que saíu um gênio, para embelezar a nova metrópole. Escultor e Arquiteto, o Mestre Valentim deixou então seu nome imortalizado nas obras e na decoração cariocas. Nascido na Vila do Príncipe (hoje Serro), era filho de um reinol, "contratador de diamantes", com uma mulata. Mudou-se com os pais para Portugal, onde estudou, voltando com a mãe para o RJ, após a morte do pai. Passou a residir e a ter oficina na Rua do Sabão, tornando-se "braço direito" do Vice-Rei e o mais célebre escultor/construtor do seu tempo, na capital da colônia.

Busto do Mestre Valentim, no Passeio Público (RJ) 
 Modelava estátuas, riscava plantas de prédios, desenhava jóias, adornos e objetos de culto religioso. Enriqueceu várias igrejas, como a de S. Francisco de Paula, Capela do Noviciado (talha barroca), Cruz dos Militares (teto e paredes) e Ordem Terceira do Carmo, além de deixar belas obras espalhadas por toda a cidade. Não havia segredos para suas hábeis mãos e trabalhava na madeira, na pedra, no bronze, na prata e no ouro.

Destacam-se também no Rio importantes obras, como obeliscos, chafarizes (principalmente o da "Pirâmide", na Praça Quinze de Novembro, e o das "Saracuras", antigo Convento da Ajuda, tombados pelo IPHAN) e o Portão e Terraço do histórico Passeio Público (onde se encontra o seu busto em bronze). Nasceu em 1745, morrendo pobre e famoso, em 01/03/1813, sendo sepultado em jazigo da Igreja do Rosário/RJ.


Ver vídeo

"Ave Pernalta", única obra de Mestre Valentim em Minas (Réplica, Museu do Serro; Foto: Gilmara Paixão) 

"Chafariz do Carmo" ou "Chafariz da Pirâmide" (Paço Imperial, RJ)

O teto e as paredes da "Igreja de Santa Cruz dos Militares" foram decoradas por Valentim

Anjo esculpido em madeira (Museu de Arte Sacra de São Paulo)

Mestre Valentim entrega ao Vice-rei o projeto de reconstrução do Recolhimento do Parto (Muzzi, 1789)

Mestre Valentim entrega ao Vice-rei o projeto de reconstrução do Recolhimento do Parto (detalhe, Muzzi, 1789)

Eco, da mitologia grega, primeiras esculturas em metal fundido do Brasil (1785)

Narciso, da mitologia grega, primeiras esculturas em metal fundido do Brasil (1785)

Portão do Passeio Público do Rio de Janeiro (1785)

.
.